segunda-feira, 23 de abril de 2012

#Resenha - O Preço de Uma Lição

O PREÇO DE UMA LIÇÃO - Às vezes amar muito não basta
Autores: Federico Devito, Rogério Mendonça
Editora: Novo Conceito
Páginas: 366
Nota: 7,0
Os meninos são, sim, capazes de amar. ”Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário. Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos lá. Mas vê também algo que só você pode, como lidar com eles e contorná-los. Então, o amor não é cego, ele é a maior lente de aumento que já inventaram.” Como acontece esta coisa chamada amor? Nasce junto com a gente, mas não depende só de nós. A gente sofre e faz sofrer, ama e é amado. E com isso aprende muita coisa. Lições que trazem consequências, problemas e soluções. O preço desse aprendizado transforma o garoto em um homem. Esta narrativa, cheia de incidentes, mostra que – ao contrário do que dizem algumas garotas – os meninos são, sim, capazes de amar. Quais as transformações que o amor pode provocar na gente? O que ele ensina? Qual o seu preço? Acompanhe a jornada de um jovem, transformado pelo amor, à procura dessas respostas.
Acho que essa nota (no caso, 7), foi a nota mais baixa que eu já dei para um livro, infelizmente o livro não é tudo aquilo que ouvimos falar.

O livro conta a história de vida de um garoto - no qual não tem nome? - (eu não tenho o exemplar do livro, e não me recordo se há nome ou não, mas pelo que pesquisei, e pesquisei bastante hein, não tem não), que na minha opinião pode ser rotulado como o "garoto dos sonhos" não bebe, não fuma, vai à igreja, é um garoto de família, se preocupa com as pessoas ao seu redor e é muito simpático, e claro, todas se apaixonam por ele. Ele vive romances frustados (e cá entre nós, estranhos) com Sara, Marcelas, Melissa, Beatriz e algumas outras até conhecermos Juliana, uma garota mais nova na qual ele se apaixona e tenta conquistar, já que ela o conquistou de primeira.

Não queria fazer a crítica desse livro baseado somente em seus pontos negativos mas, o decorrer do livro é monótono e sem graça, não há aquela vontade de devorar as páginas - na verdade dá vontade de pular as páginas e procurar algo mais interessante para ler. Resumindo, ele é lindo perfeito, só fica com garotas lindas e maravilhosas, dos olhos claros e corpão, todas o querem mas ele só tem olhos para Juliana, e faz mais drama que qualquer garota em época de TPM.

Mas com todos os pontos negativos destacados posso dizer que, a intenção do livro foi muito boa, mostrar que os garotos sabem amar e que conseguem ser fiéis - pena que não foi escrito de forma mais envolvente.

1 comentários: