terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

#Resenha: Tormenta - Série Fallen, livro II

Tormenta - Série Fallen - Livro 2 - Lauren Kate

Quantas vidas você precisa viver antes de encontrar alguém que valha a pena morrer? Como consequência do que aconteceu na Sword & Cross, Luce foi escondida por seu namorado que é um anjo amaldiçoado, Daniel, em uma nova escola repleta de Nefilim, descendentes de anjos caídos e seres humanos. Daniel prometeu que ela estará segura aqui, protegida daqueles que querem matá-la. Na escola a Luce descobre o que as Sombras que a seguiram durante toda a sua vida significam – e como manipulá-las para ver dentro de suas outras vidas. Ainda assim, quanto mais a Luce aprende sobre si mesma, mais ela percebe que o passado é sua única chave para desbloquear seu futuro… e que Daniel não lhe disse tudo. E se a versão dele do passado não é bem como as coisas realmente aconteceram… e se a Luce era para estar realmente com outra pessoa?
Confesso que o primeiro livro não me chamou atenção nas primeiras 200 páginas - mas a partir das páginas seguintes foi me conquistando mais e mais cada vez que eu virava a página. Se você leu Fallen e parou, você está cometendo o maior erro da sua vida (risos) e se você ainda não leu nenhum dos dois pare de ler essa resenha AGORA e corra para ler a série Fallen. Peguei uma boa promoção pelos 3 primeiros livros da série (que são os únicos lançados no Brasil, lançou o 4º - mas apenas no Estados Unidos, e a Galera Record ainda não deu previsão de lançamento), paguei 50 reais pelos três e não me arrependo. No segundo livro da série, já pelo nome pode-se notar como é o estilo do livro. O narrador foca nos pontos de vista de Luce que assim mostra confusões, conflitos e dúvidas sobre o "amor verdadeiro" e sobre a ideia que você tenha que "escolher um lado", aliás existe "Bem e Mal", como um "é preto ou branco"? Em confusões, a "trégua" entre os dois lados realmente vai existir? Já em conflitos, será que todas as vezes que Luce se encontrar com Daniel haverá uma discussão? E as imensas dúvidas sobre Daniel ser o cara certo para ela, ou se isso que todos chamam de "amor verdadeiro" faz mesmo sentindo. A sequencia de Fallen mostra um desenvolvimento incrível da personagem e do livro, principalmente do livro (que eu devo dar os parabéns a Lauren pelo progresso, Tormenta sim, merece seu lugar na minha lista de favoritos), Luce também tem um progresso e tanto, agora que ela tem que lidar e procurar saber mais sobre suas vidas passadas, ela também aprende a lidar com os "Anunciadores" citados em Fallen como "as sombras", o progresso é realmente notável e aplaudível, ela se torna uma personagem forte, valente e ao mesmo tempo curiosa (o que se mantem até o terceiro livro), mas por mais que Daniel seja o cara dos sonhos de Luce ele ainda não me conquistou. Daniel tem tudo para ser o genro dos sonhos da sua mãe e o seu marido perfeito, mas ainda falta algo que Lauren não está contando, Daniel é carinhoso, lindo, um anjo caído e o mais importante - a ama mais que tudo, por mais que eu não tenha um cara desse - somente nos sonhos - ele não me conquista, e meu coração aguarda por Cam, por um momento onde ele tenha mais destaque. Já que a definição de "bem e mal" para Luce é bastante simples, sendo que a mesma é muito mais complexa do que ela imagina, o lado "mal" de Cam poderia mudar (segundo minha humilde opnião), já que esses lados não são exatamente como ela pensa. Acho a música "Heart" do The Pretty Reckless bastante apropriada para o post já que ela parece ser feita para a Luce, para quem ainda não leu o livro não recomendo ler minhas explicações (que estarão em itálico e em parenteses ao lado da tradução da música) sobre o porquê da música ser perfeita para a descrição de Luce no segundo livro. [youtube=http://www.youtube.com/watch?v=M7hXGyRWayM&w=25&h=25]

Coração

Nunca quis sentir

(Em Fallen Luce se sente atraída por Daniel, mas não sabe o por quê)

Nunca quis que você roubasse o meu coração

(Em Tormenta Luce se pergunta se Daniel é mesmo seu amor verdadeiro)

Nunca quis saber

(No começo ela não queria acreditar que ele era um anjo)

Nunca quis mostrar que eu sou fraca

(Em Tormenta quando Francesca fala que ela é forte, ela se nega a acreditar nisso e pensa que é fraca)

Estou desmoronando

(Ela passa por vários momentos difíceis)

Tentando ser outra pessoa

(Quando ela descolore o cabelo)

Queria que você estivesse lá para me levar para casa

(Quando ela tem que ficar sozinha na escola e Daniel precisa partir para matar quem quer matá-la)

Para que eu não tivesse que me sentir sozinha

(Ao longo de Tormenta, Luce cita estar se sentindo sozinha)

Sempre quis ser Sempre quis que você visse o meu coração Sempre quis o seu amor Sempre quis ser, mas nunca fui

Estou desmoronando Tentando ser outra pessoa Queria que você estivesse lá para me levar para casa Para que eu não tivesse que me sentir sozinha Estou desmoronando Morrendo para ser outra pessoa Queria que você estivesse lá para me levar para casa Eu não quero lutar contra o mundo sozinha

Nunca te disse antes Nunca te amei tanto assim

(Ela nunca o amou tanto nas outras vidas como nessa)

Estou desmoronando Tentando ser outra pessoa Queria que você estivesse lá para me levar para casa Para que eu não tivesse que me sentir sozinha Estou desmoronando Morrendo para ser outra pessoa Queria que você estivesse lá para me levar para casa Eu não quero lutar contra o mundo sozinha Eu não quero lutar contra o mundo sozinha Eu não quero lutar contra o mundo sozinha

2 comentários: