segunda-feira, 18 de julho de 2011

#Resenha - O Diário de John Winchester

O DIÁRIO DE JOHN WINCHESTER
Autor: Alex Irvine
Editora: Gryphus
Páginas: 218
Nota: 8

SinopseBaseado na série de TV Supernatural, "O Diário de John Winchester" é a reprodução fiel do livro-chave consultado pelos irmãos Dean e Sam Winchester nos episódios. Nele estão reunidos os muitos segredos colecionados por John para enfrentar a saga da família: ameaças sobrenaturais, demônios, fantasmas, espíritos, bruxas e vampiros estão minuciosamente descritos e detalhados nas centenas ilustrações do Diário. Lançado com enorme sucesso em vários países, a tradução brasileira foi feita em cuidadosa pesquisa do universo Supernatural.


Um livro supernatural (sobrenatural)! Eu desejava esse livro desde o ano passado, e no evento do livro Destino (que foi na Saraiva) eu consegui comprá-lo. Essa versão em português ajudou bastante pois eu iria comprar em inglês, e há vários tipos de monstros com nomes estranhos até em português.


Pontos fortes: O livro trata de coisas sobrenaturais, que ao nosso ponto de vista não existem mas ao ler parecem tão reais quanto o livro. Ele traz vários novos monstros - que para quem gosta e vê a série, já pode ter presenciado alguns no mesmo - e antigos que já conhecemos. Ele conta desde como ele virou caçador até as brigas com Dean e Sam, deixa você por dentro de como matar um monstro á como exorcizar uma pessoa (conta até o que você precisa para se fortalecer!)


Pontos fracos: O seu ponto forte também pode ser um ponto fraco, por ele falar tanto de todos os monstros ele deixa a história um pouco chata, (tem textos para o exorcismo que duram até 2 páginas - em latim!) e o fato de ele contar muito pouco sobre Dean e Sam, além de ele escrever quase sempre nas mesmas datas todos os anos. 


#ERRATA: A namorada do Sam não é morta da mesma forma que a sua mãe? - ok, no livro o pai dele nem fica sabendo disso - ou pelo menos não fala, o que ele deveria fazer. (Achei isso muito estranho, e no livro o Sam fica bastante tempo na faculdade e pelo que eu saiba ele fica pouco menos que o livro conta já que a namorada dele é morta e ele quer vingança). Realmente eu não sei se isso está certo ou errado, se alguém tiver mais conhecimento sobre a série na primeira temporada me avise.


Datas/fatos importantes/legais no livro:


24 de janeiro = Aniversário do Dean
2 de maio = Aniversário do Sam
17 de maio de 1978 = John e a Mary se casam. 
2 de novembro de 1983 = A Mary (mãe do Sam e do Dean, esposa do John) é morta pelo demônio dos olhos amarelos. 


Encantados: Grupo de seres do folclore brasileiro. Podem ser cobras ou espíritos sem corpo, mas o termo é usado para descrever botos que tomam forma humana. Página 95 (Lembram do Boto cor-de-rosa do nosso folclore? Então, ele está presente no livro! Só há algumas coisas diferentes.

2 comentários: