sexta-feira, 29 de julho de 2011

ESCREVER BEM LEVA TEMPO

É o que diz a autora da trilogia “Destino”, Ally Condie. Dentre os vários pedidos que recebe em cartas e e-mails, um dos mais comuns é que dê dicas de como escrever bem. O conselho que ela tem a dar é praticar, assim a escrita melhorará gradualmente com o tempo.

“Não sou uma escritora naturalmente talentosa, que se senta, começa a escrever e coisas bonitas acontecem. Eu escrevi sete livros antes de ‘Destino’. Levei um longo tempo para melhorar,” disse Ally em seu blog. No mesmo post, ela mostra a escrivaninha na qual trabalha em seus livros.


Ela lista alguns itens essenciais de seu espaço de trabalho:

1. Seu computador de 2006 (e ela bate na madeira por ele ainda funcionar);
2. Dois copos de água, porque ela considera um sacrifício ter que se levantar para encher;
3. A cópia de “Everything is Fine”, que ela ainda precisa enviar para o leitor que o ganhou em uma promoção de seu blog;
4. Post-its que eram usados para separar os temas por cor, mas não são mais;
5. Uma pequena cópia de seu livro de poesias de Tennyson;
6. Uma impressora que ela odeia, mas continua usando mesmo assim;
7. Um pote de plástico que ela usa no chão para apoiar os pés.

Seu cantinho de escrita fica no quarto de hóspedes, no porão. Ela diz que o lugar é ideal porque, além de ter ar condicionado, a mantém afastada da confusão do dia-a-dia e é suficientemente quieto para ela conseguir se concentrar, ao mesmo tempo que permite que fique perto da família – ainda que ela seja “expulsa” do cômodo quando recebe visitas.

Outra característica importante de seu pequeno escritório é que ele fica pertinho da área de serviço, então quando ela tem um bloqueio criativo, há duas opções: continuar escrevendo ou dobrar meias. Isso faz com que ela se mantenha completamente focada na escrita.

Para quem quer fazer uma carreira literária, seguir o conselho de Ally é uma ótima ideia. O que vocês acharam da dica dela e de seu local de trabalho?

Fonte.

1 comentários:

  1. A Ally parece ser uma fofa! Li o livro dela recentemente, e me encantei com seu estilo! Mal vejo a hora de ler a continuação de Destino *-*
    Sobre o "escritório" dela, achei bem aconchegante. Tem mesmo tudo que alguém precisa para ficar horas à fio escrevendo e remoendo as ideias! Rsrs

    Adorei o post :D

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.blogspot.com

    ResponderExcluir